Se este é um dos seus alimentos preferidos, então delicie-se com as receitas que confeccionar que vão certamente deixar um cheirinho a mar na sua cozinha.

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Comprar, conservar e utilizar

  • Pode comprar camarão fresco ou congelado, com ou sem casca.
  • Se o comprar fresco, consuma-o o mais rapidamente possível, já que é um alimento altamente perecível e que pode provocar graves intoxicações alimentares.
  • O camarão fresco deve ter uma membrana, que cobre a cauda, bem esticada. Além disso, devem libertar um odor agradável a mar e os olhos devem ter brilho.
  • Experimente-o simplesmente cozido, salteado ou grelhado. E inclua-o no arroz de peixe, em massadas, em saladas e muito mais.

 

Informação nutricional

  • É uma boa fonte de vitaminas do complexo B, designadamente niacina e B12, e de minerais, especificamente zinco, ferro, potássio, fósforo, selénio e iodo.
  • Devido à elevada percentagem de ácidos gordos polinsaturados ómega-3 exercem uma acção benéfica para a saúde cardiovascular.
  • O seu consumo regular não é aconselhado a pessoas que sofrem de gota, pois pode fazer subir o nível de ácido úrico no sangue agravando o problema.
  • O seu conteúdo de colesterol também é apreciável, pelo que se aconselha um consumo moderado a pessoas com colesterol ou triglicéridos elevados.