Couve portuguesa (Custom)A couve portuguesa também conhecida como couve tronchuda, pertence à família Brassicácea, à qual pertencem todas as couves. Estando presente à mesa dos portugueses, principalmente nesta quadra festiva, esta couve tem muitas aplicações culinárias, já que tudo pode ser aproveitado, desde as suas folhas largas, até aos talos carnudos.

Nutricionalmente possui vitamina C e provitamina A, assim como uma grande quantidade de cálcio e ferro, sendo a verdura com a maior quantidade destes minerais. Possui ainda magnésio e potássio.

Sendo altamente rica em fibra, a couve portuguesa possui também proteínas de alto valor biológico, com um valor considerável de aminoácidos e enxofre. O enxofre é responsável por funções muito importantes no nosso organismo, nomeadamente a formação de ossos, cabelo, unhas e pele.

Os glucosinolatos, aos quais é atribuído o cheiro característico das couves, são também os grandes responsáveis pelo poder preventivo destas hortícolas na nossa saúde.

Caloricamente encontramos 22 calorias por cada 100 g, o que, ao conciliarmos com as razões mencionadas anteriormente, faz desta couve um alimento a considerar no seu prato, não só nesta época, como ao longo de todo o ano.

Comentários