Apesar de poder ser adquirido ao longo de quase todo o ano, o seu sabor e preço não são tão agradáveis como na Primavera – altura em que a sua cor e aroma invadem as bancadas de fruta.

Comprar e preparar

  • Prefira os morangos mais vermelhos, firmes e brilhantes, cujo pé esteja ainda verde e intacto.
  • O facto de serem grandes nem sempre significa que são mais saborosos.
  • Para que fiquem isentos de impurezas, coloque-os de molho em água bem fria durante 30 minutos (se quiser, pode acrescentar sumo de limão ou vinagre para ajudar à limpeza). Depois, disponha-os sobre papel absorvente e deixe secar.
  • Para os arranjar, elimine-lhes o pé com uma faça e corte-os a gosto: em rodelas, em quartos, em pedaços grandes ou pequenos.
  • Para os comer ao natural, prefira-os inteiros e, de preferência, não lhes adicione açúcar nenhum.
  • Experimente-os com chantilly, chocolate derretido, em sobremesas diversas, como as mousses de Verão, no recheio de bolos, tortas, tartes, saladas de fruta e bebidas naturais.

Valor nutricional

  • Contém um teor de calorias muito baixo e é bastante rico em vitamina C.
  • É uma óptima fonte de fibras insolúveis que podem evitar a prisão de ventre, ácido fólico e ferro.
  • Possui uma acção diurética, mineralizante, anti-cancerígena e anti-viral. Contém ainda fósforo, potássio, sódio, cálcio e vitaminas A, B e C.

 

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