SALMÃO

É um dos peixes mais consumidos actualmente, sobretudo as postas, quer pelo valor nutricional comprovado quer pelo custo acessível. O seu sabor e textura permitem diversas confecções, basta experimentar!

Saiba mais

  • O salmão pode ser adquirido fresco e congelado, em posta ou em lombo.
  • Não deve ser demasiado cozinhado, pois ficará seco e pouco agradável.
  • A melhor forma para o cozinhar é na grelha ou no forno. Frito é talvez demasiado enjoativo, uma vez que se trata de um peixe bastante gordo.
  • Não precisa de lhe adicionar nenhuma gordura, já que liberta a sua gordura natural enquanto está a ser cozinhado.
  • Seja na versão fresca ou fumada, pode usar o salmão em saladas, pastas, massadas e sanduíches.

Composição nutricional

  • É um dos peixes mais ricos em  – os tão falados ómega-3. De acordo com investigação científica, ingerir salmão com frequência acarreta benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos, principalmente graças ao efeito positivo que as gorduras ómega-3 apresentam a nível cardiovascular.
  • Os ácidos gordos ómega-3 reduzem ainda as inflamações, contribuem para o desenvolvimento cerebral e podem ajudar na melhoria da depressão e ansiedade.
  • Os peixes gordos em geral são também muito ricos em vitaminas A e D.

 

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