tOMATE (Custom)Um dos legumes mais consumido no Verão é o tomate. Apesar de ter uma elevada densidade nutricional, tem um valor calórico bastante reduzido. Fonte de água, potássio e vitaminas C e E, o mais interessante no tomate é o seu alto valor em licopeno, um carotenoide com particularidades bastante interessantes.

O licopeno é um antioxidante responsável pela cor avermelhada do tomate, com funções ao nível da renovação celular (prevenindo o envelhecimento) e prevenção do cancro da próstata. Esta substância encontra-se em maior quantidade quando adicionamos uma pequena dose de gordura monoinsaturada (azeite) e levada a aquecer. A disponibilidade do licopeno no tomate cru é de 13%, passando a 70% quando é sujeito a aquecimento.

Temos hoje disponível uma grande variedade de tomate. O tomate chucha, com um formato mais comprido, com um sabor menos ácido, possui menos água e sementes, tornando-se ideal para a confeção de molhos; o tomate-cereja, mais pequeno, em forma de esfera ou elipse, com um sabor mais doce, sendo mais usado em saladas e aperitivos; o tomate coração de boi, um tomate muito grande, carnudo e de forma irregular, adapta-se a receitas cruas e por fim o tomate redondo, tomate de tamanho médio, sumarento e de casca resistente, encontrado mais frequentemente, já que cresce muito bem estufa.

Seja qual for a qualidade, o tomate é um alimento que deve ser consumido regularmente, quer seja cru ou cozinhado.

Comentários