Colorful spicesCom a chegada do Outono, não só a natureza se enche de cores mais quentes, mas também a nossa cozinha. O aroma e as cores das especiarias vão fazer com que os nossos pratos adquiram uma maior riqueza de sabores, que são tão importantes nesta altura do ano.

As especiarias são produtos de origem vegetal, com aroma ou sabor característicos, devido à presença de óleos essenciais. Para além de serem utilizadas na cozinha, têm inúmeras aplicações, como na indústria farmacêutica ou na cosmética.

Caloricamente têm um valor muito baixo, e são óptimas substitutas do sal. Há inúmeras especiarias disponíveis, cada uma com propriedades distintas e sabores próprios. Vamos falar sobre algumas que o nosso leitor pode encontrar nas próximas receitas.

O gengibre: com sabor picante, tanto pode ser usado em pratos salgados como doces. Tem um sabor fresco e um odor a limão. O gengibre possui uma substância denominada de gingerol, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e é o responsável pelo sabor picante.

O cardamomo tem um sabor intenso e único, com fragrância idêntica ao eucalipto. É igualmente usado em pratos salgados e doces, realçando o sabor dos alimentos. Com propriedades digestivas, diuréticas, expetorantes e laxantes, não deve ser consumido em grandes quantidades, pois pode provocar náuseas. Pode ser consumido inteiro, em forma de vagens, ou serem apenas consumidas as suas sementes.

A malagueta é usada essencialmente em pratos salgados. Contém uma substância denominada capsaicina, que é responsável pela sensação picante na nossa língua. Quando acontece este fenómeno, há uma libertação de endorfinas, razão pela qual muitos de nós sente prazer ao ingerir alimentos picantes. A malagueta tem uma capacidade termogénica, isto é, eleva a nossa temperatura corporal, o que faz com que gastemos mais calorias para repor a temperatura normal.

O caril verde é uma mistura de várias especiarias, como coentros, cardamomo, açafrão, gengibre e malaguetas verdes. Aliás, a sua cor deve-se às malaguetas verdes, que têm um poder menos picante que as vermelhas.

Os cominhos têm um sabor muito intenso e ligeiramente cítrico e é excelente para molhos, queijos, ou até na confecção de pão. É muito eficaz no trato intestinal e no alívio da flatulência.

Por fim temos o açafrão, que é a especiaria mais cara do mundo. Com a sua intensa cor amarela, basta uma pitada para dar cor e sabor ao seu prato. Tanto pode ser usada em pratos salgados, como doces. A curcumina, que é um pigmento presente naturalmente no açafrão, tem muitas capacidades antioxidantes e tem-se mostrado muito importante na prevenção de vários cancros, nomeadamente o do esófago.

Sempre que adquirir as suas especiarias, faça-o em pequenos recipientes, de modo a não perderem o seu aroma e propriedades. Deve conservá-las em local seco e escuro.

 

Comentários