“Se não gostar de mim, quem gostará”, uma frase de um comercial com alguns anos relacionado com uma alimentação equilibrada e o bem-estar que ela proporciona. A realidade é tão simples, quanto a que o espelho reflete. Se cuidar de si, e entender quais os alimentos que pode ingerir em seu benefício, os resultados serão rapidamente visíveis.

A alimentação e o bem que dela advém, nem sempre é percetível a todas as pessoas. Há os que gostam de comer bem, mas comer bem, não significa comer certo. E há também os que não gostam de comer e fazem-no por necessidade. Qualquer que seja o caso, convém ter em conta alguns alimentos com “super power”, que possuem o poder de nutrir, equilibrar e proteger. Saiba quais são:

CACAUCacau – Um fruto considerado como o alimento dos deuses, devido ao factor energético que possui. Essência principal do chocolate, o cacau é um ingrediente completo. Os seus grãos, estão carregados de antioxidantes, vitaminas e sais minerais excelentes para o bom funcionamento do coração, assim como para prevenir coágulos no sangue. Além disso, graças a dois nutrientes que contém, como a teobromina e anandamida, ajuda a acelerar o metabolismo e ainda a combater o stress.

Alho

Mirtilos: Como antioxidantes não existe melhor. Um fruto pequeno com super poderes, ideal para oxigenar o cérebro e prevenir perda de memória. Óptimo para combater ou eliminar infecções do trato urinário.

Alho: Nem todos apreciam o sabor deste ingrediente altamente poderoso e excelente para ajudar a manter ou descer a tensão arterial, ao mesmo tempo que combate as infecções. É também um elemento essencial na prevenção de algumas doenças.

Arroz integral: Possui selénio e um elevado teor de fibra, excelente para o sistema imunitário e tiroide.

abacateAbacate: Bom para o combate ao mau colesterol, ajuda a melhorar o sistema circulatório, melhora a pele por causa das quantidades de vitamina A, E, e C. Devido ao ácido fólico previne doenças congénitas. Possui ainda, propriedades antioxidantes. Não deve se consumido em excesso por ter muitas calorias. Saiba que o abacate é o único fruto que possui gordura, mas sendo esta monoinsaturada, ajuda a controlar os níveis de colesterol sanguíneo.

Ovos: São altamente nutricionais, e a sua constituição ajuda o organismo a funcionar bem. Algumas das proteínas e alto valor biológico, como o ferro, o ácido fólico, o zinco, são bons para o cérebro, olhos, unhas e circulação sanguínea.

fEIJÃOLeguminosas: Oferecem diversas vantagens nutricionais. Feijão, grão, favas, são algumas das leguminosas que garantem uma boa dose de vitaminas, nomeadamente o complexo B, tal como minerais como zinco, fósforo, selénio, ferro. Estudos científicos sugerem que uma alimentação rica em leguminosas contribui para prevenir o excesso de peso e algumas doenças.

 

Comentários