Promontório de sonhos

Aqui, heróis e visionários sonharam Portugal, conquistando o mundo e dobrando cabos das tormentas. Aqui, partiram caravelas carregadas de vontade de descobrir o mundo. Sagres, foi, porto de abrigo do Infante D. Henrique. Séculos passaram, mas a história está escrita nas pedras, nas praias de areia branca, nas rochas que foram testemunhas de grandes aventuras. É local obrigatório de passeio.

Natur_1

Fortaleza de Sagres – É um monumento Nacional datado do século XIV, ponto de encontro da corte do Infante D. Henriques aquando a época dos Descobrimentos. Portugal-Sagres-foto 1Foi destruída durante a incursão de Sir Francis Drake pela costa sul de Espanha e Portugal no século XVI. A imensa rosa dos ventos construída no chão, é um marco histórico significativo da Era dos Descobrimentos.

 

Ermida da Nossa Senhora da Guadalupe – Diz-se ter sido construída pelos Templários, mas pouco se sabe sobre esta ermida.Nossa_Senhora_de_Guadalupe_Foto 2 Outros dizem que foi D. Henrique e que seria um local erigido por altura da “escola de sagres”. Independentemente das suas referências se terem perdido na história do tempo, é um ponto de interesse e de visita local que carateriza bem a envolvência geográfica da região.

Forte Belixe – Conhecido também por Forte de Santo António de Belixe fica situado no Cabo de S. Vicente, denominando a enseada de Belixe Velho. Erigido em data indeterminada, talvez no reinado de D. Manuel I, existe apenas uma certeza, ser anterior ao século XVI. FBeliche - Foto 3A fortificação actual deve-se a uma reconstrução ordenada por Filipe II de Portugal. O terramoto de 1755 causou-lhe danos graves e a fortaleza tem sido alvo de abandono, mesmo assim, não deixa de ser um ponto de interesse a visitar.

 

Cabo de S. Vicente – o cabo do mundo onde a terra acaba e o mar começa é ponto de referência para visitar e deixar a vista perder-se na linha do horizonte.Praia_Salema_Foto 5 Fonte de inspiração do Infante, local de interesse turístico e geográfico, a não perder, quanto mais não seja, para sentir as sensações de estar no cabo do mundo…

Porto da Baleeira – ou a ponta de Sagres vive principalmente da pesca, mas também coexiste com a atividade turística como o mergulho, pesca, passeios de barco. Um local de pura harmonia entre o casario e a natureza.

Praia do Martinhal – Como dizem os locais, o pôr-do-sol sobre a água pode ver-se um pouco por toda a zona costeira. Mas na praia do Martinhal é um dos locais onde se pode ver nascer o sol vindo da água. Um factor que se deve à posição geográfica. Por isso, passei, vá até sagres e assista a um nascer do sol inesquecível.

Na pista de Sir Francis Drake – Passei pelos locais secretos por onde Sir Francis Drake andou. O famoso pirata inglês ao serviço da rainha Elizabeth I, com o cognome de “Dragão”, andou muitos anos por estas paragens. Um porto de abrigo sempre que vinha das suas incursões marítimas e onde escondia os tesouros saqueados a muitas naus que por ali paravam. Uma viagem ao passado onde a imaginação pode ajudar.

Burgau_Foto 6

Comentários