Deite a farinha numa tigela, junte o açúcar em pó e a margarina e amasse bem. Adicione depois 0,5 dl da calda do ananás e o ovo, amasse muito bem, deite numa tigela, cubra com película aderente e reserve.
Faça o recheio: deite a restante calda de ananás num tacho, junte o açúcar, a farinha maisena e as gemas e mexa muito bem. Corte as rodelas de ananás em pedaços pequenos, adicione-os ao tacho, leve ao lume, mexendo sempre até engrossar, retire do lume, deite numa tigela e deixe arrefecer. Parta ou lamine grosseiramente as nozes, junte-as à tigela, envolva e deixe arrefecer bem.
Ligue o forno a 180 graus. Divida a massa em duas porções, uma maior do que a outra, estenda o pedaço maior numa bancada polvilhada com farinha, forre uma tarteira, apare os rebordos, pique o fundo com um garfo e espalhe o recheio por cima. Misture a gema com o leite e pincele o rebordo da massa por cima e por dentro. Estenda a restante massa, coloque-a por cima, pressione ligeiramente, apare com uma faca e pincele por cima com mais mistura de gema.
Corte as aparas de massa que sobraram em pedaços a gosto, disponha-os por cima, pincele novamente e faça uns pequenos furos com um espeto. Leve então ao forno durante 40 minutos ou até que fique bem cozida e douradinha, retire, deixe arrefecer, desenforme e sirva decorada a gosto.