Coloque as bolachas no copo do robot e ligue 20 segundos na velocidade 6. Junte a margarina e ligue mais 10 segundos na velocidade 4, de modo a ficar com uma textura areada. Retire e reserve.
Demolhe as folhas de gelatina num pouco de água fria, durante cerca de 10 minutos. Unte uma forma de aro amovível (23 cm de diâmetro) com manteiga e forre o fundo com a mistura de bolacha. Leve a forno, pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 10 minutos. Retire e reserve.
Insira o acessório batedor no copo do robot limpo, junte o queijo creme e ligue 30 segundos na velocidade 5. Acrescente o açúcar e ligue 1 minuto na velocidade 6. Adicione a baunilha e ligue mais 10 segundos na velocidade 5. Retire e reserve.
Limpe o copo, mantenha o acessório batedor, junte as natas e ligue 2 minutos, na velocidade 3. Adicione um pouco de sumo de limão e envolva-as no preparado de queijo.
Esprema as folhas de gelatina e dissolva-as na água quente. Incorpore no creme, mexendo bem. Deite na forma, sobre a base de bolacha, e leve ao frio por cerca de 6 a 8 horas.
Entretanto, prepare o molho de caramelo: numa panela de fundo grosso e pesado, misture o açúcar com o sumo de limão e a água e leve a lume médio, até o açúcar se dissolver. Baixe o lume, deixe ferver até obter uma cor âmbar e retire do lume.
Junte metade das natas ao caramelo e misture. Acrescente depois as restantes natas, mexa bem e leve novamente a lume brando, de modo a dissolver os cristais de caramelo. Deixe cozinhar durante 2 minutos, retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Coloque o caramelo sobre o cheesecake solidificado e desenformado e leve ao frigorífico por mais 1 hora. Sirva fresco.