Comece pela massa: deite a farinha para uma tigela, junte a manteiga e o açúcar e amasse bem. Adicione depois o ovo e a água e misture muito bem até ficar uma massa homogénea. Enrole-a em película aderente e deixe repousar durante 15 minutos.
O recheio: numa tigela, bata os ovos com o leite condensado. Lave as maçãs, corte-as em quartos, retire-lhes as sementes e lamine-as.
Estenda a massa numa bancada polvilhada com farinha, forre uma tarteira, apare os rebordos e pique o fundo com um garfo. Espalhe a maçã no interior, verta a mistura de leite condensado por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante 40 minutos ou até que fique totalmente cozida. Retire do forno e desenforme cuidadosamente.
O creme: ferva o leite num tacho com a essência de baunilha. Numa tigela, misture o açúcar com a farinha maisena e junte depois o leite, em fio e mexendo sempre. Verta novamente para o tacho e leve ao lume brando, mexendo continuamente até engrossar ligeiramente. Retire do lume, passe pelo passador de rede, regue a tarte com o molho ainda quente, polvilhe com canela e sirva. Coloque o resto do creme numa molheira para ir regando.