Voltar
+ servings
feijoada de atum

Feijoada de atum

5 de 1 voto
Tempo Preparação 40 mins
Tempo Cozedura 40 mins
Tempo total 1 hr 20 mins
Refeição Peixes
Doses 5 PESSOAS
Grau de Dificuldade Fácil
Custo da Refeição Económico

Instruções de preparação
 

  • Escorra o atum. Descasque a cebola e os dentes de alho, pique tudo, deite para um tacho, junte o azeite, o chouriço e a folha de louro, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia.
  • Junte o tomate pelado picado com o molho, mexa, adicione o vinho branco e deixe cozinhar durante 5 minutos. Junte depois o feijão encarnado com o molho, deixe ferver, adicione o atum e misture delicadamente. Rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando, durante 15 minutos.
  • Retire do lume e sirva com o chouriço cortado em rodelas e polvilhado com a salsa ou coentros picados. Acompanhe com arroz branco.

Notas da receita

Feijão - Tem muitas variedades que se designam especialmente pela cor que apresentam (branco, encarnado, preto...) ou por outro tipo de característica (feijão-frade, manteiga, catarino, etc.). Geralmente o feijão apresenta uma textura macia e sabor suave, embora acompanhe muitas vezes outros ingredientes de sabor bem mais intenso como carnes e enchidos. Tecnicamente trata-se de uma semente agrupada em bagas que fica depois seca, pelo que necessita demolhar antes de ser cozinhada. É rico em proteínas, ferro, cálcio, fibras e vitaminas, especialmente do complexo B e é um ingrediente bastante económico, ainda mais se for na versão enlatada já pronto a usar. Para além de pratos salgados, esta leguminosa serve igualmente para fazer doces como pudins e pastéis, entre outros.
Keyword atum, feijoada
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!