Já experimentou almôndegas agridoces no forno? Não? Tem mesmo de experimentar porque são divinais! É caso para dizer que são de comer e chorar por mais. Vamos a isso?
Descasque as batatas, corte-as em gomos, coloque-as de molho em água fria e reserve no frigorífico.
Corte a carcaça em pedaços para uma tigela, deite por cima o leite a ferver e triture. Junte a carne, o ovo, a farinha, 1 colher (sopa) de coentros, sal, pimenta e noz-moscada e mexa. Forme bolas com este preparado, usando um pouco de farinha ou azeite para ajudar a moldar.
Unte um recipiente, tipo pirex, com 2 colheres (sopa) de azeite, disponha nele as almôndegas e leve ao forno, pré-aquecido a 190ºC, durante 15 minutos. Após esse tempo, mexa com cuidado e deixe no forno por mais 10 minutos.
Leve ao lume um tacho com a cebola e os alhos picados, a manteiga e o restante azeite e deixe alourar. Acrescente o chili picado, o ketchup, o mel, o molho de soja, o sumo de limão, a folha de louro, os restantes coentros e uma pitada de pimenta. Deixe cozinhar por mais alguns minutos e retire do lume.
Prepare as batatas: aqueça uma frigideira com óleo abundante. Escorra e seque bem as batatas com um pano limpo ou papel absorvente. Passe-as por farinha, sacuda e frite-as no óleo. Retire com uma escumadeira e escorra sobre papel absorvente.
Tempere as batatas com sal, pimenta, salsa e orégãos secos. Retire as almôndegas do forno, deite o molho por cima e acompanhe com as batatas campestres.
Notas
INGREDIENTES
PARA AS BATATAS CAMPESTRES:
PREPARAÇÃO