
Arrumadinho de charque
Ingredientes
- 500 g de feijão-frade cozido
- 400 g de carne de charque
- 200 g de arroz
- 100 g de farinha de mandioca
- 4 tomates médios
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) pimentão-doce
- 1 molho de coentros
- 5 dl de água
- Sal q.b.
Instruções de preparação
- Coza o arroz em água temperada de sal durante 15 minutos, depois escorra-o, passe-o por água, deixe-o escorrer bem, deite-o num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Mexa com um garfo para soltar e reserve.
- Corte a carne de charque em pedacinhos finos e escalde-os em água quente para retirar o sal em excesso. Descasque e pique a cebola e os alhos muito finamente. Lave os tomates, corte-os ao meio, retire-lhes as sementes e corte-os em cubos pequenos.
- Deite o charque num tacho, junte o pimentão-doce, envolva, leve ao lume e deixe fritar sem adicionar gordura, até que fique crocante. Retire e reserve, junte a manteiga ao mesmo tacho, adicione a cebola, os alhos e o tomate e deixe refogar até a cebola ficar macia.
- Adicione depois o feijão-frade cozido escorrido e a carne, rectifique o sal, mexa, retire do lume, junte a farinha de mandioca e envolva muito bem. Sirva polvilhado com os coentros picados e acompanhe com o arroz branco.
Notas da receita
Nota do Chefe - O charque é uma carne de vaca salgada e curada ao sol que encontra em lojas de produtos do Brasil. No entanto, pode substituir o charque por bacalhau seco, salmão fumado ou salsicha brasileira.
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!