Cozido de tabuleiro com pão

3649
Cozido de tabuleiro com pao 2 D
Cozido de tabuleiro com pao 2 D
Cozido de tabuleiro com pao 2 D

Cozido de tabuleiro com pão

5 de 1 voto
Tempo Preparação 2 hrs
Tempo Cozedura 2 hrs
Tempo total 4 hrs
Refeição Carnes
Doses 8 Pessoas
Grau de Dificuldade Fácil
Custo da Refeição Médio

Instruções de preparação
 

  • Arranje as carnes de porco, tempere-as com sal e deixe-as repousar no frio de um dia para o outro. Depois passe-as por água e leve-as a cozer com o chambão e o frango em água temperada de sal e com os alhos descascados as folhas de louro e grãos de pimenta. Rejeite a espuma que se forma por cima e retire as carnes conforme forem ficando cozidas. Depois coza os enchidos na mesma água.
  • Arranje e lave a couve lombarda e a couve portuguesa, separe-lhes as folhas, leve-as a cozer na água de cozer as carnes, escorra e deixe arrefecer. Descasque e lave as batatas, as cenouras e os nabos, leve-os a cozer à parte em água temperada com sal, escorra e deixe arrefecer.
  • Faça o pão: deite a farinha numa bancada misturada com a pitada de sal fino, abra uma cavidade, junte o fermento previamente dissolvido na água morna, adicione também o azeite e amasse muito bem até ficar uma massa homogénea. Enrole, coloque numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano húmido e deixe levedar até que fique com o dobro do volume.
  • Disponha as carnes, os enchidos e os legumes num tabuleiro de louça ou barro, tudo cortado em pedaços, junte o grão previamente passados por água e escorrido e regue com um pouco do caldo da cozedura. Estenda a massa numa bancada polvilhada com farinha, cubra o tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180°C cerca de 25 minutos ou até que o pão fique cozido e douradinho. Retire do forno e sirva decorado a gosto.
Keyword carne, cozido, pão
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!