Cozido de tabuleiro no pão

4298
cozido de tabuleiro com pao 1
cozido de tabuleiro com pao 1

 

Quem adora um bom cozido? Tem mesmo que experimentar esta receita!

Prepare uma receita saborosa que todos aí em casa vão adorar! Uma refeição de Cozido de tabuleiro no pão que é uma verdadeira delícia! Arrisque 🙂

Veja mais receitas aqui 

cozido de tabuleiro com pao 1

Cozido de tabuleiro no pão

5 de 1 voto
Tempo Preparação 2 hrs
Tempo Cozedura 2 mins
Tempo total 2 hrs 2 mins
Refeição Carnes
Doses 12 pessoas
Grau de Dificuldade Médio
Custo da Refeição Económico

Instruções de preparação
 

  • Prepare a massa de pão: numa tigela grande, coloque a farinha e o sal, faça um buraco no meio e deite nele o fermento, previamente dissolvido em 300 ml de água tépida. Junte o azeite, amasse bem, tape a tigela com película aderente e deixe levedar, em lugar morno, até duplicar de tamanho.
  • Leve um tacho grande e alto ao lume, com água, sal, louro e os alhos com a casca lavados. Quando a água começar a ferver, adicione todas as carnes e os enchidos, previamente picados com um garfo.
  • Arranje a couve, lave e corte-a em pedaços pequenos. Descasque a cenoura, o nabo, a batata e corte-os também em pedaços. Acrescente todos os legumes ao tacho da carne, deixe cozer, depois retire do lume, escorra tudo e elimine os alhos e o louro. Unte um tabuleiro de forno (cerca de 21 cm x 27 cm) com manteiga e polvilhe-o com farinha.
  • Numa superfície plana, levemente polvilhada com farinha, estique a massa com um rolo, de forma a fazer um retângulo grande que tape o fundo e o cimo do tabuleiro. Cubra o tabuleiro com a massa e espalhe a couve, os legumes, as carnes (sem ossos e peles) e os enchidos às rodelas.
  • Tape com a massa de pão e feche a abertura, colocando-a por dentro do tabuleiro e pressionando um pouco com os dedos. Faça três golpes diagonais no cimo, com uma faca, e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, até corar bem. Retire do calor, deixe arrefecer um pouco e desenforme. Sirva o cozido em pão morno ou frio, cortado às fatias.

Notas da receita

Sugere quem sabe - Em substituição do pão, pode utilizar uma massa de piza rectângular de tamanho xxl. Estique-a um pouco mais com um rolo da massa e faça o procedimento indicado na receita.
> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar.Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Siga-nos no facebook.
Keyword cozido, entradas, pão, receitas fáceis
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!