Cozido nortenho

2067
cozido nortenho
cozido nortenho
cozido nortenho

Cozido nortenho

5 de 1 voto
Tempo Preparação 4 hrs 30 mins
Tempo Cozedura 4 mins
Tempo total 4 hrs 34 mins
Refeição Carnes
Doses 6 PESSOAS
Grau de Dificuldade Fácil
Custo da Refeição Médio

Instruções de preparação
 

  • Arranje a orelha de porco, tempere todas as carnes com sal e deixe repousar no frio, de preferência durante 2 dias.
  • No dia, descasque nabos, as batatas e as batatas-doces, corte-os ao meio e coloque-os a demolhar em água fria. Deite a carne de vaca e o osso numa panela com um pouco de água, leve ao lume e deixe ferver, retirando a espuma que se forma à superfície. Junte mais água até cobrir, tempere com sal e pimenta e deixe cozer até a carne ficar macia. Retire e reserve a carne. Rejeite o osso de vaca, impurezas e gordura em excesso ao caldo na panela, adicione a galinha (ou frango), deixe cozer, retire e reserve.
  • Escalde a orelha em água quente, depois coza-a juntamente com os enchidos, o bacon e o presunto na mesma panela com o caldo, retirando conforme forem ficando cozidos. Adicione então os nabos e todas as couves arranjadas e deixe cozer, juntando as batatas e as batatas-doces a meio da cozedura. À parte, coza o arroz em cerca de 6 dl de água ou caldo de carne. No final, aqueça tudo num pouco do caldo da cozedura e sirva com as carnes e a galinha cortadas em pedaços e os enchidos em rodelas, como vê na foto.

Notas da receita

Sugestão do Chefe - - Este cozido é uma versão mais prática do tradicional cozido regional do norte que leve também chispe, paio, grão cozido, feijão verde e cenoura. Pode por isso adicionar estes ingredientes se gostar. Com o caldo, carnes e hortaliças que sobrem, pode preparar sopa de cozido.
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!