
Espetadas madeirenses
Ingredientes
Para o acompanhamento:
Instruções de preparação
- Prepare o acompanhamento: unte um tabuleiro com margarina, forre-o com papel vegetal e unte novamente. Lave e escorra a couve, leve-a a cozer em água temperada com sal, coloque-a num passador de rede, passe-a por água fria e deixe escorrer muito bem.
- Descasque e lave a cebola e os dentes de alho. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fique douradinho. Adicione o caldo de galinha e a água, deixe ferver, rectifique os temperos, junte a couve e deixe começar a ferver. Adicione então a sêmola de milho, mexendo sempre, retire do lume, deite no tabuleiro, alise e deixe arrefecer. Depois desenforme, corte em palitos, leve-os a fritar em óleo até ficarem douradinhos, retire-os e coloque-os a escorrer numa travessa com papel absorvente.
- Corte a carne em nacos ou cubos grandes, espete-os em paus de loureiro ou espetos de metal, tempere as espetadas com sal e leve-as a grelhar de ambos os lados. Numa tigela, deite a manteiga amolecida, os dentes de alho picados finamente e um pouco de salsa picada, tempere com sal e piripiri e misture muito bem. Na hora de servir, barre as espetadas com esta mistura e sirva decoradas a gosto e acompanhadas a sêmola de milho frita.
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!