Peru recheado de Natal

3097
Peru recheado de Natal -@Teleculinaria
Peru recheado de Natal -@Teleculinaria

Sabores com tradição e alegria!

Ninguém recusa um bom peru recheado, por isso, porque não usá-lo na sua mesa de consoada? Com um recheio delicioso de carnes, azeitonas e vinho do Porto, são sabores e aromas fantásticos que ninguém vai conseguir resistir este Natal!

Peru recheado de Natal -@Teleculinaria

Peru recheado de Natal

Peru recheado de Natal
3 de 1 voto
Tempo Preparação 3 mins
Tempo total 3 mins
Refeição Carnes, prato-principal
Doses 10 pessoas
Grau de Dificuldade Fácil
Custo da Refeição Dispendioso

Instruções de preparação
 

  • Arranje o peru, reserve os miúdos e coloque-o de molho, de um dia para o outro, em água fria temperada com sal e o limão e as laranjas cortados em rodelas. No dia seguinte, escorra-o e reserve a marinada.
  • Prepare o recheio: pique as carnes juntamente com o toucinho e o fígado do peru. Descasque a cebola e os alhos, pique tudo, deite para um tacho, junte a manteiga, leve ao lume e deixe cozinhar, até a cebola ficar macia. Adicione depois a mistura das carnes picadas, mexa bem e deixe cozinhar durante 10 minutos.
  • Junte depois as azeitonas, o miolo de pão, previamente demolhado em leite e ligeiramente espremido, e a salsa. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Retire o tacho do lume e junte os ovos, previamente batidos com o vinho do Porto, em fi o e mexendo sempre. Leve novamente ao lume, durante 1 minuto, sem parar de mexer. Retire do lume e reserve.
  • Coloque o peru num tabuleiro grande, recheie-o com a mistura anterior e ate as pernas com fio de cozinha. Adicione ao tabuleiro o vinho branco e o azeite, regue o peru com a marinada e leve ao forno, pré-aquecido a 150ºC, durante cerca de 2 hora e 30 minutos, regando de vez em quando com o molho do tabuleiro.
  • Descasque as batatas e as chalotas e misture com as castanhas. Após o tempo anteriormente indicado, junte a esta mistura ao tabuleiro do peru, aumentando a temperatura para os 180ºC. Deixe assar por mais 30 minutos, pincelando de vez em quando o peru com manteiga derretida.
  • Retire do forno e deixe repousar por mais 30 minutos antes de cortar o peru. Sirva com as batatas, castanhas e chalotas.

SUGERE QUEM SABE

  • Pode juntar 2 colheres (sopa) de pinhões ao recheio.

Notas da receita

> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Siga-nos no FacebookYouTubeTwitterPinterest 
Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!
Keyword carne, castanhas, natal, novilho, peru, peru recheado, porco, receitas com peru, receitas de carne, recheado
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!