Cataplana de peixes à algarvia, irresistível 😉
Que tal preparar uma Cataplana de peixes à algarvia para a família? É de comer e chorar por mais, por isso vai ter mesmo de provar esta receita simples e deliciosa! Além disso, fica pronta em 1 hora. Bom apetite!

Cataplana de peixes à algarvia
Ingredientes
- 400 g de tamboril
- 400 g de cherne
- 400 g de pargo
- 300 g de camarões
- 300 g de amêijoas
- 200 g de presunto
- 200 g de chouriço
- 4 tomates maduros
- 2 pimentos verdes
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 400 ml de azeite
- 200 ml de vinho branco
- 100 ml de brandy ou conhaque
- 4 batatas
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de salsa
- Sal e piripiri q.b
Instruções de preparação
- Tempere o peixe com sal e reserve. Numa cataplana, coloque metade das cebolas, previamente descascadas e cortadas em rodelas, metade dos pimentos, limpos e cortados em tiras, e o azeite.
- Adicione o peixe e tempere com o vinho branco e o brandy ou conhaque. Junte os restantes cebola e pimento, cortados da mesma forma. De seguida, acrescente os tomates, limpos de pele e sementes e cortados em rodelas, bem como os dentes de alho picados, piripiri a gosto, as folhas de louro e o ramo de salsa, reservando algumas folhas para o final.
- Por último, coloque por cima o presunto e o chouriço, cortados em cubos, os camarões e as amêijoas. Feche a cataplana, leve ao lume e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.
- Descasque as batatas, corte-as ao meio e coza-as, num tacho à parte, em água temperada com sal. Escorra-as e junte-as à cataplana no final da cozedura. Sirva de imediato, decorada com as folhas de salsa que reservou.
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!