Num tacho grande, deite 1 l do leite, o sal, as cascas do limão e as estrelas de anis. Leve ao lume, deixe levantar fervura, depois junte o arroz e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo sempre, até os bagos de arroz abrirem.
Adicione, aos poucos, o restante leite a ferver, mexendo sempre. Elimine as cascas de limão e as estrelas de anis e junte o açúcar. Mexa novamente e retire do lume.
Bata as gemas numa tigela, junte-lhes um pouco do arroz e misture tudo. Deite esta mistura no tacho com o restante arroz, mexendo delicadamente, até as gemas ficarem bem incorporadas. Leve ao lume por mais 5 minutos.
Retire o tacho do lume, adicione a manteiga e mexa mais uma vez, até esta ficar completamente derretida. Divida o arroz por taças individuais ou deite-o apenas para uma taça grande. Deixe arrefecer e decore com canela em pó.
Notas
Esta receita é tão mas tão boa que pode e deve ser saboreada de Janeiro a Dezembro… Sabe sempre bem! Os sabores deste arroz-doce fazem-nos crescer água na boca. Hora de provar!