Bolo de caramelo nevado

4998
bolo de caramelo nevado e1515413704534
bolo de caramelo nevado e1515413704534
bolo de caramelo nevado e1515413704534

Bolo de caramelo nevado

3.34 de 3 votos
Tempo Cozedura 40 mins
Tempo total 40 mins
Refeição Doces e Sobremesas
Cozinha Portuguesa
Doses 8 pessoas
Grau de Dificuldade Fácil
Custo da Refeição Económico

Ingredientes
  

Para a cobertura:

Instruções de preparação
 

  • Ligue o forno a 180ºc, forre uma forma com papel vegetal e barre com manteiga. Numa tigela, bata a manteiga amolecida com o açúcar até ficar um creme liso, junte a essência de baunilha e os ovos, um a um batendo sempre até ficar uma mistura homogénea.
  • Adicione então o caramelo, bata bem e junte de seguida a farinha, o fermento e também o leite, aos poucos e batendo sempre até ficar uma massa lisa. Verta para a forma e leve ao forno durante 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer totalmente.
  • Prepare a cobertura: leve ao lume um tacho com o açúcar e a água e deixe ferver durante 10 minutos. Numa tigela, bata as claras em castelo bem firme, junte a calda de açúcar a ferver e batendo sempre e depois continue a bater até as claras ficarem frias.
  • Retire o papel vegetal do bolo e coloque-o num prato. Deite as claras para um saco de pasteleiro com boquilha, cubra todo o bolo como vê na foto, decore a gosto e sirva.

Notas da receita

Sugestão do chefe - Prepare a decoração que vê na imagem: leve ao lume uma frigideira com 4 colheres (sopa) de açúcar até obter um caramelo douradinho. Retire do lume, passe um garfo no caramelo e deixe cair em cima do bolo em fios.
> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar.Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Não se esqueça de nos seguir no facebook.
Keyword bolo
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!