Bolo gelado com creme de amêndoa

1648
BoloGelado 9 Detalhe
BoloGelado 9 Detalhe

 

BoloGelado 9 Detalhe

Bolo gelado com creme de amêndoa

1 de 1 voto
Tempo Preparação 1 hr
Tempo Cozedura 1 min
Tempo total 1 hr 1 min
Refeição Doces e Sobremesas
Cozinha Portuguesa
Doses 6 Pessoas
Grau de Dificuldade Médio
Custo da Refeição Económico

Instruções de preparação
 

  • Unte uma forma de fundo amovível com margarina, polvilhe-a com farinha e ligue o forno a 180°C. Numa tigela, bata bem a margarina com o açúcar e os ovos.
  • Junte depois o leite em fio e batendo sempre, adicione de seguida a farinha e o fermento e bata muito bem até ficar uma massa homogénea. Verta para a forma e leve ao forno durante 15 minutos.
  • Ao fim desse tempo, espete um palito para verificar se o bolo está cozido, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.

Agora o creme:

  • Deite metade da amêndoa granulada para um tabuleiro de forno, leve ao forno até corar bem, junte depois a restante amêndoa, deixe no forno apenas mais 2 minutos, retire e reserve.
  • Deite as gemas numa tigela, junte o açúcar e a essência de baunilha e leve depois a banho-maria, batendo sempre até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando. À parte, bata as natas em chantilly e envolva-as suavemente nesta mistura.
  • Lave a forma onde fez o bolo, seque-a, unte-a com óleo e verta-lhe 1/3 do preparado anterior. Disponha depois o bolo por cima, junte o restante creme de modo a cobrir bem e leve depois ao congelador até que comece a congelar. Retire do congelador, desenforme, polvilhe com a amêndoa e sirva decorado a gosto.
Keyword bolo, gelado
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!