Bolo de S. Tomé? Aqui tem a receita para os apreciadores de um delicioso bolinho!
Merece muito a pena pelo seu sabor maravilhoso! Para além disso é ideal para uma sobremesa e até mesmo para levar na marmita quando for para o trabalho ou para a escola dos mais novos! Afinal de contas ter algo delicioso é fácil!
Prepare o bolo: bata o açúcar com os ovos até obter uma massa fofa.
Misture o cacau e a canela com a farinha e peneire sobre um papel.
Adicione a mistura anterior à massa, espalhando-a na superfície e envolvendo cuidadosamente com uma colher, de baixo para cima. Misture também o mel.
Unte uma forma com margarina e polvilhe-a ligeiramente com farinha. Deite nela a massa e leve a forno médio, por cerca de 35 minutos. Depois de cozido, retire do forno, deixe arrefecer e desenforme.
Prepare o creme: amasse muito bem a margarina com o açúcar até amolecer.
Junte os ovos, um a um, mexendo muito bem com uma vara de arames. Acrescente, em seguida, o mel e o chocolate, previamente derretido mas não quente.
Bata sempre até obter um creme com a consistência certa para decorar bolos. Se o creme talhar, aqueça ligeiramente o recipiente e mexa bem com a vara de arames. Não aqueça demasiado para não derreter.
Barre o exterior do bolo, alisando com uma espátula. Se quiser, também pode cortá-lo ao meio e recheá-lo com este creme.
Utilize o restante creme para decorar o bolo, utilizando uma seringa, um saco de pasteleiro ou um simples saquinho de papel vegetal.
Notas da receita
Receita original do Chefe Silva. Receita de capa do número 1 da revista TeleCulináriaO tempo de cozedura do bolo depende da espessura da forma. Para verificar se o bolo está cozido, use o velho truque do palito que se espeta na massa. Se sair enxuto, está pronto. Se estiver húmido, deixe mais um pouco no forno.Como se prepara um saquinho de papel:
– Dobre a folha ao meio e corte pela dobra.
– Volte a dobrar e a cortar.
– Volte a dobrar como vê na imagem e corte; a folha de papel deve dar para 8 saquinhos.
– Enrole com a ponta cortada para dentro, como os sacos que antigamente se faziam nas mercearias.
– Dobre-lhes a extremidade para dentro para segurar.
– Encha o saco com o creme e feche-o.
– Com a tesoura, corte-lhe o bico, mais ou menos largo conforme a decoração que se pretende. Para formar pétalas, espalme a ponta do saquinho e corte em bico.
>Gostou desta receita?Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.