Bola doce de Miranda

768
Bola doce mirandesa @TeleCulinária
Bola doce mirandesa @TeleCulinária

Bola doce de Miranda, o doce de Páscoa que tem de provar!

Esta bola ou folar como lhe chamam é deliciosa, feita às camadas e recheada com canela torna-se numa verdadeira tentação.

Bola doce de Miranda

bola tradicional, receita doce
3.50 de 2 votos
Tempo Preparação 1 hr 10 mins
Refeição Doces e Sobremesas
Cozinha Portuguesa
Doses 8
Grau de Dificuldade Médio
Custo da Refeição Económico

Instruções de preparação
 

  • Deite a farinha numa bancada, junte o sal e a colher (sopa) de açúcar, misture e abra uma cavidade no centro. Junte o fermento, previamente dissolvido no leite morno, os ovos, previamente batidos, e a manteiga. Amasse muito bem até obter uma massa homogénea e muito bem batida.
  • Coloque numa tigela polvilhada com farinha, faça um corte em cruz, cubra com um pano húmido e deixe levedar até que fique com o dobro do volume.
  • Unte um tabuleiro com manteiga. Depois de levedada, amasse novamente amassa, divida-a em quatro partes iguais, estenda uma delas e disponha-a no tabuleiro. Polvilhe com um pouco do açúcar mascavado e canela em pó. Repita a operação com as restantes porções de massa. Cubra novamente com o pano húmido e deixe levedar por mais 30 minutos.
  • Pincele depois a superfície com a gema, previamente misturada com as 2 colheres (sopa) de leite, e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 40 minutos. Retire a bola do forno, desenforme e deixe arrefecer. Polvilhe com açúcar, corte em cubos e sirva.
Keyword doces de páscoa, receita de páscoa, receita regional, receitas regionais, receitas tradicionais, sobremesas
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!

> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Siga-nos no FacebookInstagramYouTubeTwitterPinterest 

Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!