Dom Rodrigo

11366
Dom rodrigo CHAA 7
Dom rodrigo CHAA 7

Dom Rodrigo, que belo doce!

Esta receita de Dom Rodrigo é tão, mas tão boa que pode e deve ser saboreada todo o ano! Sabe sempre bem a qualquer altura. Os sabores deste doce, fazem-nos crescer água na boca. Hora de provar!

Dom rodrigo CHAA 7

Dom Rodrigo

4.56 de 9 votos
Tempo Cozedura 50 mins
Tempo total 50 mins
Refeição Doces e Sobremesas
Doses 6 pessoas
Grau de Dificuldade Médio
Custo da Refeição Médio

Ingredientes
  

Para os fios de ovos

Para os ovos-moles

Instruções de preparação
 

  • Prepare os fios de ovos: passe as gemas por uma peneira. Leve ao lume o açúcar com a água e deixe ferver até atingir ponto de fio. Coloque as gemas num funil próprio para fios de ovos e, sobre a calda, faça movimentos circulares, deixando cair os fios na calda.
  • Retire os fios de ovos com uma escumadeira, coloque-os numa peneira e separe-os com as mãos molhadas em água fria ou com dois garfos. Deixe escorrer. Repita a operação até terminarem as gemas.
  • Prepare os ovos-moles: leve ao lume o açúcar com uma chávena (chá) de água e deixe ferver até atingir ponto de fio. Retire do lume, adicione as gemas, previamente passadas por uma peneira, e o miolo de amêndoa. Leve novamente ao lume até se soltar da panela.
  • Numa frigideira, deite uma colher (sopa) da calda que restou dos fios de ovos, deixe dourar e adicione uma porção dos fios de ovos. Sobre estes, disponha uma colher (chá) de ovos-moles. Envolva tudo com o auxílio de duas facas ou colheres, de modo a que os ovos-moles fiquem no interior dos fios de ovos. Deixe dourar a gosto, retire do lume e reserve num prato untado com manteiga. Repita esta operação até terminarem os fios de ovos e os ovos-moles.
  • Disponha cada Dom Rodrigo no centro de um quadrado de papel de alumínio ou outro papel a gosto e prenda com uma fita.

SUGERE QUEM SABE

  • Coloque, de vez em quando, um pouco de água fria na calda em que coze os fios de ovos, para que esta não engrosse muito.

Notas da receita

> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Não se esqueça de nos seguir no facebook.
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!