Que boas que são estas filhós de forma com calda! 🙂
Bem saborosas, quem é que vai resistir a estas filhós de forma com calda? São deliciosas. No Natal, estas não podem faltar! Veja a receita 🙂 Para mais receitas fáceis e simples clique aqui. Bom apetite!
Tempo Preparação | 90 minutos |
Tempo Cozedura | 1 hora e 30 minutos + tempo de repouso |
Doses | unidades |
Ingredientes |
- Bata os ovos numa tigela, acrescente o sumo, a raspa das laranjas e a farinha, aos poucos e misturando sempre. Deixe a massa repousar, por cerca de 30 minutos.
- Leve ao lume um tacho com o açúcar e a água. Deixe ferver durante 5 minutos, depois retire do lume, adicione o vinho do porto e deixe arrefecer.
- Aqueça o óleo, mergulhe na gordura as formas próprias para as filhós e deixe aquecer bem. Retire, sacuda o excesso e mergulhe-as na massa, sem ficarem totalmente cobertas. Mergulhe-as novamente no óleo quente e agite dentro do óleo, para que a massa se descole.
- Frite as filhós, de ambos os lados, retire-as assim que estiverem douradas e coloque-as a escorrer, sobre papel absorvente (repita o procedimento até terminar a massa). Passe as filhós pela calda de laranja e deixe-as escorrer sobre uma rede. Sirva à temperatura ambiente.
Sugere quem sabe - Pode polvilhar as filhós com açúcar granulado e canela em pó, substituindo assim a calda de açúcar. Esta receita tem algum desperdício, mas não desanime! As primeiras filhós geralmente não resultam, mas quando o ferro/forma fica bem quente, elas começam a descolar-se. Sempre que a massa ficar colada à forma, terá de lavá-la, secá-la e começar do início.
> Gostou desta receita? Veja aqui mais receitas para o Natal. Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar.Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.