

Pudim de bolo frio com creme de whisky
Ingredientes
Para o bolo:
Para o creme branco:
Instruções de preparação
- Comece pelo bolo: unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Bata os ovos, adicionando o açúcar aos poucos até que fique com o dobro do volume. Junte a farinha peneirada, envolva suavemente, verta para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 25 minutos ou até que fique cozido. Retire, desenforme, deixe arrefecer, corte em tiras e reserve.
- A calda: leve uma frigideira ao lume com o whisky até começar a ferver, incline a frigideira para acender o whisky e deixe arder até apagar. Junte o açúcar, mexa até dissolver, retire do lume e deixe arrefecer.
- O creme branco: demolhe as folhas de gelatina em água. Bata as claras em castelo bem firme. Noutra tigela, misture o leite condensado com a gelatina derretida, adicione às claras e envolva suavemente.
- Unte uma forma rectangular com óleo e deite-lhe um pouco de creme branco. Regue o bolo com um pouco da calda mas sem ensopar demasiado, coloque por cima do creme na forma e cubra com mais um pouco de creme. Repita a operação e leve ao frio até solidificar.
- O doce de ovos: deite as gemas para um tacho, junte o açúcar e a água e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, passe pelo passador de rede e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando. Desenforme o pudim, regue com doce de ovos e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com canela.
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!