Pudim de bolo frio com creme de whisky

3634
Pudim de bolo frio com creme de whisky
Pudim de bolo frio com creme de whisky
Pudim de bolo frio com creme de whisky

Pudim de bolo frio com creme de whisky

5 de 1 voto
Tempo Preparação 50 mins
Tempo Cozedura 50 mins
Tempo total 1 hr 40 mins
Refeição Doces e Sobremesas
Cozinha Portuguesa
Doses 8 Pessoas
Grau de Dificuldade Fácil
Custo da Refeição Económico

Ingredientes
  

Para calda de whisky:

Para o doce de ovos:

Instruções de preparação
 

  • Comece pelo bolo: unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Bata os ovos, adicionando o açúcar aos poucos até que fique com o dobro do volume. Junte a farinha peneirada, envolva suavemente, verta para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 25 minutos ou até que fique cozido. Retire, desenforme, deixe arrefecer, corte em tiras e reserve.
  • A calda: leve uma frigideira ao lume com o whisky até começar a ferver, incline a frigideira para acender o whisky e deixe arder até apagar. Junte o açúcar, mexa até dissolver, retire do lume e deixe arrefecer.
  • O creme branco: demolhe as folhas de gelatina em água. Bata as claras em castelo bem firme. Noutra tigela, misture o leite condensado com a gelatina derretida, adicione às claras e envolva suavemente.
  • Unte uma forma rectangular com óleo e deite-lhe um pouco de creme branco. Regue o bolo com um pouco da calda mas sem ensopar demasiado, coloque por cima do creme na forma e cubra com mais um pouco de creme. Repita a operação e leve ao frio até solidificar.
  • O doce de ovos: deite as gemas para um tacho, junte o açúcar e a água e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, passe pelo passador de rede e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando. Desenforme o pudim, regue com doce de ovos e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com canela.
Keyword bolo, Creme, pudim
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!