Comece por preparar o bolo: numa tigela, misture o iogurte com os ovos inteiros, o açúcar, o sumo de limão e o óleo e bata muito bem. Envolva o fermento com a farinha e misture delicadamente na massa anterior.
Deite numa forma de fundo amovível, previamente forrada com papel vegetal, e disponha por cima os pêssegos cortados em pedacinhos. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, durante 35 minutos. Desenforme e deixe arrefecer totalmente.
Prepare o recheio: leve a calda de pêssego ao lume, junte as folhas de gelatina, previamente demolhadas em água fria, e mexa até ficarem bem dissolvidas. Retire e deixe arrefecer. Triture os 200 g de pêssegos até obter um puré. À parte, bata as natas até ficarem firmes e depois junte o pêssego triturado e a calda com a gelatina. Reserve.
Disponha o bolo dentro de um aro metálico, pousado sobre um prato de servir, e coloque folhas de acetato ou papel vegetal entre o aro e o bolo, de modo a obter alguma altura. Deite o recheio sobre o bolo e leve ao frio até prender.
Prepare a espuma: demolhe as folhas de gelatina em água fria, escorra-as e leve-as a derreter no micro-ondas, sem deixar ferver. Deite os pêssegos no liquidificador, adicione a gelatina e ligue até que fique com um aspeto espumoso. Deite sobre o recheio já solidificado e leve novamente ao frio até prender.
A cobertura: prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Deixe arrefecer, mas sem deixar prender. Corte o pêssego em cubinhos e espalhe cuidadosamente sobre a espuma solidificada. Com a ajuda de uma colher, deite lentamente a gelatina de pêssego por cima e leve ao frio até solidificar. Desenforme cuidadosamente e sirva bem fresco.
Notas
Se adora semifrios ou doces frescos, fica aqui a sugestão de semifrio de pêssego e gelatina. Não é obrigatório usar a massa do bolo na totalidade. Se quiser, utilize apenas metade ou 1/3 e aproveite a restante para fazer bolinhos. Para mais receitas clique aqui. Bom apetite!