
Triffle de creme de limão praliné
Ingredientes
- 100 g de avelãs
- 50 g de açúcar light
- 1 colher (sopa) de água
- Azeite para untar
Para creme de amarelo:
- 100 g de açúcar light
- 50 g de farinha custard
- 5 dl de leite
- 2 paus de canela
- 1 casquinha de limão
Para creme de iogurte:
- 3 iogurtes naturais açucarados
- 2 dl de natas
- 3 folhas de gelatina
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
Instruções de preparação
- Pique grosseiramente as avelãs. Leve um tacho ao lume com o açúcar e a água até que fique com um tom acastanhado, junte metade das avelãs, mexa, espalhe depois sobre a bancada da cozinha untada com azeite e deixe arrefecer. Descole e pique novamente.
- Prepare o creme amarelo: ferva o leite com a casca de limão e os paus de canela. Numa tigela, misture a farinha custard com o açúcar, junte o leite através de um coador, em fio e mexendo sempre, e leve novamente ao lume, mexendo continuamente até engrossar. Deite numa taça e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.
- O creme de iogurte: demolhe as folhas de gelatina em água fria. Misture os iogurtes com a essência de baunilha. Escorra as folhas de gelatina, derreta-as e junte-as à mistura, em fio e mexendo sempre. Bata as natas em chantilly bem firme e envolva no preparado. Em copos altos, disponha camadas alternadas de ambos os cremes e das restantes avelãs picadas, cubra com a avelã caramelizada, leve ao frio e depois sirva fresco e decorado a gosto.
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!