Folar de sardinhas

1045
Folar de sardinhas 8 D
Folar de sardinhas 8 D
Folar de sardinhas 8 D

Folar de sardinhas

2 de 1 voto
Tempo Preparação 1 hr 50 mins
Tempo Cozedura 1 min
Tempo total 1 hr 51 mins
Refeição Entradas e Petiscos
Doses 9 Pessoas
Grau de Dificuldade Fácil
Custo da Refeição Económico

Instruções de preparação
 

  • Dissolva o fermento no leite morno. Deite a farinha em cima da mesa, abra uma cavidade no meio, junte o sal, a margarina, o azeite, os ovos e a mistura do leite com o fermento, misture e trabalhe bem a massa até se descolar da mesa e das mãos e ficar tipo massa de pão. Se verificar que está muito dura, junte um pouco de água morna aos poucos até ficar uma massa macia e moldável. Faça depois uma bola com a massa, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe levedar, em local quente, até triplicar o volume.
  • Retire as sardinhas da lata, abra-as e rejeite-lhes a espinha central. Barre uma forma com azeite. Deite a massa em cima da mesa, trabalhe-a mais um pouco, divida-a em três partes iguais, estenda uma das partes com a forma de um círculo, coloque-o no fundo da forma e espalhe bem. Disponha por cima metade das sardinhas, cubra com outra parte de massa, espalhe o resto das sardinhas, cubra tudo com o resto da massa e pressione os rebordos da massa para que fique bem fechada. Cubra com um pano e deixe levedar até chegar ao topo da forma.
  • Depois leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 45 minutos ou até ficar bem cozido, retire, deixe arrefecer um pouco, pincele com azeite, desenforme, deixe arrefecer totalmente e sirva.

Notas da receita

Nota do Chefe - pode retirar um pouco de massa, fazer bolinhas ou rolinhos e dispor por cima para decorar, como vê na foto.
Keyword Folar, sardinhas
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!