Napoleão de legumes assados

820
Napoleao de Legumes Assados 007 D
Napoleao de Legumes Assados 007 D
Napoleao de Legumes Assados 007 D

Napoleão de legumes assados

Sem votações
Tempo Preparação 55 mins
Tempo Cozedura 55 mins
Tempo total 1 hr 50 mins
Refeição Entradas e Petiscos
Doses 4 Pessoas
Grau de Dificuldade Fácil
Custo da Refeição Económico

Instruções de preparação
 

  • Comece pelo molho: pique finamente o alho e a cebola e refogue-os no azeite, temperando com sal e pimenta no final. Junte o tomate, o açúcar e uma pitada de piripíri, mexa e deixe cozinhar cerca de 30 minutos. Retire do lume, junte as folhas de manjericão, triture com a varinha mágica, deixe arrefecer, tape e leve ao frio.
  • Aqueça o forno a 200°C. Descasque as cebolas, retire as extremidades à beringela e à curgete e elimine o pedúnculo aos tomates. Corte estes legumes em rodelas com cerca de 5 mm a 1 cm de espessura. Limpe o pimento de sementes e corte em pedaços.
  • Disponha as rodelas de legumes em tabuleiros untados com o azeite, polvilhe com sal grosso e pimenta, regue com mais um pouco de azeite e polvilhe a beringela com os orégãos. Leve ao forno e vá retirando os legumes conforme vão ficando cozinhados. Depois de frios, coloque-os num recipiente fechado e leve-os ao frigorífico durante pelo menos 2 horas.
  • Decorrido esse tempo, disponha um pouco de molho em cada prato de servir. Sobreponha sobre o molho as rodelas de legumes intercaladas, excepto o pimento, começando pelas maiores e terminando nas mais pequenas, e adicione um pouco de molho entre cada camada. Por último, decore com o pimento amarelo e com uma erva aromática a gosto.
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!