Para esta receita de bacalhau espiritual, parta pão seco em pedaços, deite-os para uma taça e regue-os com um pouco de leite.
Descasque as cebolas, os alhos e as cenouras. Pique os alhos, aloure-os no azeite e depois junte as cebolas cortadas em meias-luas finas. Deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Acrescente a cenoura ralada, mexa e deixe cozinhar mais 10 minutos, em lume brando.
Limpe o bacalhau de pele e espinhas, lasque-o e junte-o ao preparado anterior, bem como o pão escorrido. Misture muito bem, rectifique o sal e tempere com uma pitada de pimenta. Deixe cozinhar em lume muito brando, mexendo de vez em quando.
Deite o bechamel para uma taça. Separe as gemas das claras, junte as gemas ao bechamel e mexa bem. Envolva metade deste creme no bacalhau, deite para um prato de forno e alise.
Ligue o forno a 180° C. Bata as claras em castelo e junte-as ao resto do creme, misturando delicadamente. Deite sobre o bacalhau e leve ao forno até ficar douradinho, retire e sirva o bacalhau espiritual com legumes cozidos.
Notas
Das mais de 1000 formas de cozinhar bacalhau que os portugueses conhecem, esta receita de bacalhau espiritual é das mais apreciadas. Uma verdadeira delícia! Experimente esta receita e terá sucesso garantido aí em casa, os seus familiares e amigos vão adorar o sabor divinal.