|
Ingredientes
- 1 kg de bacalhau fresco cortado em postas
- 3 dentes de alho
- 2 dl de vinho branco
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 colher (chá) de pimentão-doce
- 1 molho de estragão fresco
- Sal e pimenta q.b.
- Arranje as postas de bacalhau fresco, coloque-as num tabuleiro e tempere-as com os dentes de alho picados finamente, o pimentão-doce, o vinho branco, sal e pimenta, envolva e deixe marinar durante 30 minutos.
- Ligue o forno a 180 graus. Regue o bacalhau com o azeite e leve ao forno durante aproximadamente 25 minutos ou até ficar bem assado. Retire do forno e disponha o bacalhau numa travessa.
- Deite o molho do tabuleiro para um liquidificador, junte o estragão e o vinagre, ligue e deixe triturar muito bem. Regue o bacalhau e sirva com batatas e brócolos cozidos.
Nota do Chefe - o estragão fresco e até mesmo na versão seca, é um tempero ideal para peixes, mas pode também usar-se em carnes, molhos e vinagretes. Considerado uma erva fina entre a categoria das ervas aromáticas, possui uma fragrância própria e intensa e um paladar com sugestões de anis. As origens do estragão parecem estar na China, chegou à Europa com os árabes e é muito famoso na culinária francesa. Conserve o estragão fresco no frigorífico dentro de um recipiente fechado.