Focaccia de bacalhau

1020
Focaccia de bacalhau 1 D
Focaccia de bacalhau 1 D
Focaccia de bacalhau 1 D

Focaccia de bacalhau

Sem votações
Tempo Preparação 50 mins
Tempo Cozedura 50 mins
Tempo total 1 hr 40 mins
Refeição Peixes
Doses 6 Pessoas
Grau de Dificuldade Fácil
Custo da Refeição Económico

Instruções de preparação
 

  • Dissolva o fermento no leite morno. Deite a farinha em cima da mesa, abra uma cavidade no meio, junte o açúcar, o sal, o azeite e a mistura do fermento, adicione também a água morna, misture e trabalhe bem a massa até se descolar da mesa e das mãos. Faça depois uma bola com a massa, deite-a para uma tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe levedar, em local quente, até triplicar o volume.
  • Entretanto, prepare o recheio: descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e pique os alhos. Deite os alhos para um tacho, junte o azeite, leve ao lume, deixe aquecer, adicione a cebola e a folha de louro, misture e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte o bacalhau cozido lascado, misture e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando, durante 10 minutos. Adicione então as rodelas de azeitona e a salsa picada, misture, rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta, envolva bem, desligue o lume e deixe arrefecer.
  • Unte uma forma ou tarteira de louça ou pirex com azeite. Estenda a massa em cima da mesa polvilhada com farinha, divida-a em duas partes iguais, forre a forma ou tarteira com uma parte da massa e espalhe em cima a mistura do bacalhau. Depois cubra com a outra parte da massa, pressione bem para que fique bem fechada, enrole a massa nas margens e pressione por cima com os dedos.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 200°C durante 20 minutos, retire, pincele com azeite, deixe arrefecer um pouco e sirva morna ou fria e decorada a gosto. No emprego, coma à temperatura ambiente ou aqueça um pouco no microondas e acompanhe com salada se gostar.
Keyword bacalhau, focaccia, peixe
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!