
Lacinhos com atum
Ingredientes
- 400 g de massa lacinhos
- Sal e pimenta q.b.
- 6 colheres (sopa) de azeite + 1 fio de azeite
- 2 latas de atum
- 1 dente de alho
- 1 cebola
- 1 raminho de salsa
- 2 tomates maduros
- Raspa da casca de 1 limão
- 100 g de azeitonas pretas sem caroço
- 3 colheres (sopa) de vinagre
- 1 pitada de piripiri em pó
Instruções de preparação
- Coza a massa em água temperada com bastante sal e o fio de azeite durante cerca de 10 minutos. Escorra a massa, passe-a por água corrente e deixe-a escorrer muito bem. Deite depois para uma tigela, regue com 1 colher (sopa) do azeite, misture e reserve.
- Escorra o atum, lasque-o e junte-o à massa. Descasque e pique o alho e a cebola finamente, adicione à tigela e junte também a salsa picada finamente. Lave os tomates, corte-os em cubos pequenos e adicione-os à tigela.
- Junte depois a raspa de limão e as azeitonas laminadas, tempere com sal e pimenta, adicione o restante azeite, o vinagre e o piripíri em pó e envolva bem. Tape e leve ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos. Depois sirva decorado a gosto, se quiser sobre mistura para salada, como vê na foto.
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!