Receita tradicional de pataniscas de bacalhau

8425
Pataniscas de bacalhau 3 Detalhe
Pataniscas de bacalhau 3 Detalhe

Pronto para umas pataniscas de bacalhau?

Servidas quentes ou comidas frias, perfeitas para um picnic ou como aperitivo numa festa, esta receita de pataniscas de bacalhau adequa-se a qualquer ocasião. Um prato tipicamente português. Vai resistir? Prepare este prato na Bimby, Chef Express, Cuisine Companion, Mycook e Yammi.

Pataniscas de bacalhau 3 Detalhe

Receita tradicional de pataniscas de bacalhau

3 de 1 voto
Tempo Preparação 1 hr
Tempo Cozedura 1 min
Tempo total 1 hr 1 min
Refeição Peixes
Doses 6 Pessoas
Grau de Dificuldade Fácil
Custo da Refeição Económico

Instruções de preparação
 

  • Para preparar esta receita de pataniscas de bacalhau, comece por demolhar atempadamente as postas de bacalhau. No dia, escorra-as, coloque-as no recipiente para cozinhar a vapor, encaixe no copo com 500 g de água e programe na temperatura vapor (120°C na Mycook), durante 20 minutos, na velocidade 2 (velocidade 3 na Mycook). Retire depois o bacalhau, deixe-o amornar, rejeite-lhe a pele e as espinhas e lasque-o muito finamente. Reserve a água de cozer à parte.
  • Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em quartos, deite tudo no copo escorrido, ligue 5 segundos na velocidade 5 (6 segundos e velocidade 6 na Mycook) e coloque depois num passador de rede. Arranje e lave o pimento, corte-o ao meio, retire-lhe as pevides e peles brancas, corte-o depois em quartos, deite no copo, ligue 5 segundos na velocidade 5 (6 segundos e velocidade 6 na Mycook), junte ao passador de rede com a cebola, deixe escorrer bem e deite depois numa tigela.
  • Deite 200 g da água de cozer o bacalhau no copo, adicione as gemas e a farinha, tempere com um pouco de sal e pimenta, ligue 30 segundos na velocidade 6 e deite para a tigela. Junte também o bacalhau lascado e um pouco de salsa picada e mexa muito bem.
  • Lave e limpe o copo, encaixe-lhe o acessório misturador, adicione as claras, ligue 5 minutos na velocidade 4 e envolva depois suavemente as claras batidas no preparado anterior. Leve então a fritar colheradas da mistura em óleo até ficarem douradinhas de ambos os lados, retire, deixe escorrer sobre papel absorvente e sirva as pataniscas de bacalhau decoradas a gosto. Pode acompanhar com salada.

Notas da receita

> Veja a tabela de equivalências dos robots de cozinha aqui (Bimby, Chef Express, Cuisine Companion, Mycook e Yammi).
> Gostou da receita? Experimente também o nosso Arroz de Tamboril com Mariscos.
> Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui.
Keyword bacalhau, pataniscas, peixe
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!