Cozinhe esta receita de bolo-rei fofinho!
Adora bolo rei? Experimente esta receita de bolo-rei simples e deliciosa. Fica também uma sugestão: A quantidade de massa indicada dá para fazer dois bolos-rei. Pode optar por rechear e decorar um deles da forma tradicional e o outro apenas com frutos secos e chocolate. Para mais receitas clique aqui.
Veja mais receitas de natal aqui.

Bolo-rei
Ingredientes
- 600 g de farinha
- 150 g de margarina
- 100 g de açúcar
- 50 g de fruta cristalizada picada
- 50 g de miolo de noz picado
- 50 g de miolo de amêndoa
- 50 g de passas
- 50 g de chocolate preto grosseiramente picado
- 35 g de fermento de padeiro
- 4 Ovos
- 100 ml de leite
- 1 cálice de aguardente velha
- Raspa de 1 limão
- Raspa de 1 laranja
- Sal q.b.
- Fruta cristalizada, passas, metades de noz e chocolate preto picado q.b.
- Açúcar em pó q.b.
- Farinha para polvilhar
- Ovo batido para pincelar
Instruções de preparação
- Dissolva o fermento num pouco de água morna, misture com um pouco da farinha, forme uma bola e deixe repousar, por cerca 1 hora.
- Deite a restante farinha numa superfície lisa, abra uma cavidade no centro e nela deite os ovos, o leite morno, a margarina derretida, as raspas de limão e laranja, o açúcar, a aguardente e uma pitada de sal. Incorpore bem todos os ingredientes, junte a bola de fermento e amasse tudo muito bem, batendo a massa. Coloque num alguidar e deixe repousar, por cerca de 2 horas ou até dobrar de volume (num local cuja temperatura ronde os 30/ 35ºc).
- Após o tempo indicado, amasse novamente, incorporando a fruta cristalizada, o miolo de noz e amêndoa, as passas e o chocolate. Deixe repousar por mais 1 hora.
- De seguida, divida a massa em duas partes iguais, tenda-as em forma de duas argolas e disponha-as em formas polvilhadas com farinha. Pincele com ovo batido e decore com mais fruta cristalizada, passas, metades de noz e chocolate picado. Deixe repousar por mais 15 minutos.
- Termine a decoração com montinhos de açúcar em pó e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, por cerca de 15 a 20 minutos. Retire, decore com mais açúcar em pó e deixe arrefecer.
Gostou da receita?Visite a nossa loja online!
> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter, Pinterest, TikTok e no Instagram
Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!