Tentações de polvo e choco numa paelha negra de frutos da horta

    642
    À Mesa com… Chefe António Amorim
    Imprimir Receita
    Tentações de polvo e choco numa paelha negra de frutos da horta
    À Mesa com… Chefe António Amorim
    Votos: 0
    Avaliação: 0
    Você:
    Classifique esta receita!
    Adicionar à Lista de Compras
    Esta receita está na sua Lista de Compras
    Doses
    pessoas
    À Mesa com… Chefe António Amorim
    Votos: 0
    Avaliação: 0
    Você:
    Classifique esta receita!
    Adicionar à Lista de Compras
    Esta receita está na sua Lista de Compras
    Instruções de preparação
    1. Leve um tacho ao lume com o polvo, 1/2 cebola e a folha de louro, tape, deixe ferver e cozer em lume brando durante 45 minutos. Retire o polvo do lume, deixe arrefecer e reserve um pouco de água.
    2. Leve um tacho pequeno ao lume com um pouco do azeite, junte ervas aromáticas a gosto e 1 dente de alho esmagado e deixe em lume muito brando sem ferver. Corte alguns pedaços de polvo, retire-lhes a pele e as cartilagens e junte ao tacho. Corte o restante polvo em lombos e leve à grelha bem quente para marcar um pouco. Corte o choco em retângulos pequenos, faça pequenas incisões quadriculadas, tempere com sal, core numa frigideira e deixe enrolar.
    3. O arroz: leve um tacho ao lume com o restante alho esmagado e 1 colher (sopa) do azeite, adicione 3,5 dl da água de cozer o polvo e a tinta de choco e deixe ferver. Junte o arroz, mexa, tape e deixe cozinhar 10 minutos em lume brando. Deite para um tabuleiro de e leve ao forno no modo grill até criar uma crosta na superfície.
    4. Escalfe as ervilhas em água a ferver temperada com sal durante 1 minuto, retire, passe por água fria e corte cada uma em três partes. Com um descascador, retire a pele aos pimentos, corte-os em pedaços e leve ao forno a 180ºC cerca de 15 minutos. Leve um tacho ao lume com 1 colher (sopa) do azeite e a restante cebola picada e deixe refogar um pouco. Adicione os tomates cortados em pedaços sem pele e sementes, junte também o pimento assado e mexa bem. Adicione o vinagre de sidra e o açúcar e deixe cozinhar em lume brando até reduzir um pouco, retire do lume, reduza a puré e rectifique o sal e a pimenta.
    5. O azeite de ervas: leve um tacho ao lume com água temperada de sal, deixe ferver, junte todas as ervas e deixe ferver 1 a 2 minutos. Retire, passe as ervas por água fria até arrefecer e esprema-as bem Coloque num liquidificador, adicione o azeite, ligue e deixe triturar até ficar uma pasta.
    6. Coloque o arroz num prato retangular, faça um risco com o azeite de ervas e disponha o molho de pimentos com um pincel. Junte o polvo e o choco em cima do arroz, distribua as ervilhas, decore com ervas e sirva.

    Comentários