Não sei bem porque é que se chama assim esta receita mas resolvi manter o nome! Para a criar, inspirei-me numa receita da minha avó, precisamente com este nome, fiz algumas adaptações, mas à medida que a modificava, dei por mim a pensar que era uma excelente receita para esconder alguns ingredientes, nomeadamente os legumes! A cenoura até se nota, mas o alho francês fez a sua função e ninguém reclamou, nem o pequeno nem o mais crescido! 🙂
Foi uma das receitas que mais sucesso fez quando coloquei no meu Blogue (http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/) por isso, mas principalmente por ser uma transformação duma receita que adoro e que marca momentos importantes da minha vida, nomeadamente o meu aniversário de 20 anos (e já vão uns anos!) quis partilhar. Espero que gostem!
Ana
|
- Começar por colocar as postas de bacalhau a cozer por 7 minutos. Deixar arrefecer um pouco, limpar de peles e espinhas e desfiar.
- Partir as batatas aos quadradinhos e levar a cozer por 10 minutos ou até estarem cozidas.
- Cozer os ovos por 8 minutos e partir em rodelas.
- Ralar 1 cenoura, fatiar um alho francês em fatias finas. Picar uma cebola e dois alhos.
- Fazer um refogado com a cebola picada o louro e o azeite.
- Quando a cebola estiver lourinha acrescentar o alho francês e deixar refogar, depois a cenoura ralada e deixam refogar, a salsa e o alho e temperar com um pouco de sal e pimenta.
- Por fim acrescentar o bacalhau desfiado e envolver bem. Retirar do lume, acrescentar a maionese e envolver tudo. Provar para ver se é preciso juntar mais sal ou pimenta.
- Num pirex fazer uma primeira camada de batata, outra da mistura do bacalhau, depois os ovos e outra de batata.
- Colocar uma última camada de bacalhau e polvilhar com um pouco de pão ralado e levar ao forno pré-aquecido a 200 ºC para gratinar durante 20 minutos, ou até ficar com boas cores.
- Está pronto a comer|