Clique nas setas

1. Cozido à nortenho

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos + tempo de marinar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje a orelha de porco, tempere todas as carnes com sal e deixe repousar no frio, de preferência durante 2 dias.

2. No dia, descasque nabos, as batatas e as batatas-doces, corte-os ao meio e coloque-os a demolhar em água fria. Deite a carne de vaca e o osso numa panela com um pouco de água, leve ao lume e deixe ferver, retirando a espuma que se forma à superfície. Junte mais água até cobrir, tempere com sal e pimenta e deixe cozer até a carne ficar macia. Retire e reserve a carne. Rejeite o osso de vaca, impurezas e gordura em excesso ao caldo na panela, adicione a galinha (ou frango), deixe cozer, retire e reserve.

3. Escalde a orelha em água quente, depois coza-a juntamente com os enchidos, o bacon e o presunto na mesma panela com o caldo, retirando conforme forem ficando cozidos. Adicione então os nabos e todas as couves arranjadas e deixe cozer, juntando as batatas e as batatas-doces a meio da cozedura. À parte, coza o arroz em cerca de 6 dl de água ou caldo de carne. No final, aqueça tudo num pouco do caldo da cozedura e sirva com as carnes e a galinha cortadas em pedaços e os enchidos em rodelas, como vê na foto.

2. Leitão assado à moda de Negrais

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos + tempo de marinar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o leitão e coloque-o num tabuleiro. Descasque os dentes de alhos, deite-os para um almofariz, junte um pouco de louro em pó, o azeite, sal e pimenta e esmague tudo muito bem.

2. Adicione depois a banha, misture muito bem até obter um tipo de pasta, junte o vinho branco e um pouco de sumo de limão e de laranja e mexa bem. Adicione esta mistura ao leitão, barre muito bem e deixe marinar no frio de um dia para o outro.

3. No dia, deite o leitão escorrido num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, regando aos poucos com a marinada, durante cerca de 50 minutos ou até que fique bem assado e douradinho.

4. Retire do forno, corte em pedaços e sirva decorados a gosto, por exemplo com rodelas de laranja e azeitonas. Acompanhe com batatas fritas em rodelas.

3. Lombo de porco no forno com cebolinhas novas e batatinhas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 70 minutos 
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque o lombo num tabuleiro e tempere-o com os dentes de alho picados, o vinho branco, a folha de louro, o pimentão-doce, o ramo de salsa, o caldo de carne desfeito, sal e piripiri. Envolva bem e deixe marinar durante 30 minutos.

2. Ligue o forno a 180 graus. Descasque as cebolinhas e as batatas, junte-as ao tabuleiro, regue com o azeite e adicione a margarina em pedacinhos sobre a carne. Leve depois ao forno durante 50 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho e com um pouco de água se começar a ficar muito seco. Vire a carne pelo menos uma vez.

3. Retire do forno e sirva a carne fatiada com as batatas e as cebolas.

4. Arroz de forno à moda de Lamego

Veja aqui o video.

5. Bacalhau cremoso no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos 
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descongele o bacalhau, leve-o a cozer em água com uns grãos de pimenta e a folha de louro, escorra, deixe amornar, rejeite a pele e as espinhas e lasque. Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas finas, pique os alhos e deite tudo num tacho. Junte o azeite, leve ao lume, deixe refogar até ficar macio e retire do lume.

2. Ferva metade do leite. Dissolva a farinha no restante leite, adicione o leite quente, em fio e mexendo sempre, verta no tacho e leve ao lume, mexendo até engrossar. Retire do lume e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Bata os ovos e junte ao preparado, em fio e mexendo.

3. Numa tigela, misture a cebolada com o bacalhau, a batata palha e salsa picada a gosto, regue depois com o molho anterior e envolva. Deite num tabuleiro de louça ou pirex, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até que fique douradinho. Retire e sirva decorado a gosto.

6. Frango recheado com enchidos

Veja aqui o video.

7. Soufflé de peixe em tabuleiro

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos 
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte um tabuleiro de louça com manteiga. Coza o peixe em água com sal, depois escorra-o e reserve. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola e os dentes de alho e deixe refogar mexendo de vez em quando. Junte depois a farinha, mexendo sempre e o leite em fio. Deixe cozinhar mexendo de vez em quando até engrossar.

3. Separe as claras das gemas. Numa tigela à parte bata as gemas e junte ao preparado anterior em fio, mexendo sempre. Retire do lume, junte o peixe desfiado, a salsa picada e a noz-moscada. Retifique os temperos e envolva. Por fim bata as claras em castelo e misture delicadamente no preparado. Verta para o tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200ºc cerca de 30 minutos. Retire e sirva a gosto.

8. Migas com entrecosto

Veja aqui o video.

9. Brás de frango

Veja aqui o video.

10. Pescada à algarvia

Veja aqui o video.

 

Comentários