Clique nas setas

1. Bacalhau à brás

Bacalhau à Brás

Já não tem tempo para cozinhar ou simplesmente não lhe apetece estar com muito trabalho com os tachos? Não se preocupe, arranjámos 5 receitas rápidas e fáceis de preparar para que tenha o menor dos trabalhos 😉 Eis as nossas sugestões: Bacalhau à brás; Bifes de perú ao champignon; Arroz de línguas de bacalhau; Arroz de entrecosto à minhota; Filetes de pescada no forno. Gosta?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 15 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque, lave e lamine as cebolas e o dente de alho. Num tacho aqueça o azeite, junte a cebola, o dente de alho e o louro e deixe alourar.

2. Junte o bacalhau e deixe cozinhar em lume brando, mexendo sempre, até o bacalhau estar quase cozinhado. Adicione 1/3 da batata-palha e envolva até ficar uma mistura consistente.

3. Numa tigela à parte bata os ovos com as natas, tempere com sal, pimenta e verta, em fio, sobre o preparado do bacalhau, mexendo muito bem, junte a restante batata envolva e sirva o bacalhau à brás decorado com azeitonas e a salsa picada.

 

2. Bifes de perú ao champignon

Bifes de Perú ao Champignon

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje os bifes de peru, corte-os em bifinhos se forem grandes e tempere-os com um pouco de sumo de limão, sal e pimenta. Descasque e lave os dentes de alho, pique-os e espalhe-os por cima dos bifes.

2. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a manteiga, deixe derreter, adicione os bifes e deixe-os fritar de ambos os lados. Retire-os e reserve-os.

3. Junte o vinho branco e o ketchup à mesma frigideira com a gordura de fritar os bifes, mexa bem. Adicione depois o caldo de carne e as natas e mexa bem até o caldo dissolver e o molho engrossar. Junte então os cogumelos laminados escorridos e novamente os bifes de peru, envolva, deixe ferver bem, retire do lume e sirva decorado a gosto.

3. Arroz de línguas de bacalhau

Arroz línguas de bacalhau

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe as línguas de bacalhau em água até que fiquem no ponto de sal. Limpe o pimento de sementes e corte em cubinhos.

2. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e os dentes de alho picados e deixe refogar, mexendo de vez em quando. Adicione depois o pimento e a polpa de tomate e deixe alourar durante mais 1 minuto.

3. De seguida, acrescente 1,2 L de água e deixe ferver. Junte o arroz e as línguas de bacalhau escorridas, retifique os temperos de sal e piripiri e deixe cozinhar durante mais 20 minutos, mexendo de vez em quando.

4. Adicione coentros picados a gosto, envolva, retire do lume e sirva de imediato.

4. Arroz de entrecosto à minhota

Arroz de entrecosto à minhota

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 35 minutos + tempo de marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje e corte o toucinho em pedaços pequenos e coloque numa tigela, junto com o entrecosto. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, pique as cebolas e esmague os alhos. Tempere as carnes com a cebola, o alho, o louro, a salsa, o vinho tinto, o vinagre, o pimentão-doce, os cominhos, sal e pimenta e deixe a marinar de um dia para o outro.

2. No dia, escorra a carne e o toucinho e reserve a marinada. Leve ao lume um tacho com a banha e o azeite e deixe aquecer. Junte o entrecosto e o toucinho e deixe cozinhar até ficar coradinho. Junte a marinada e deixe ferver cerca de 2 minutos. Regue com a água, adicione o chouriço e deixe cozinhar mais um pouco, em lume brando.

3. Quando a carne estiver a meio da cozedura retire o chouriço. Deixe novamente levantar fervura, retifique os temperos e junte o arroz. Quando ferver deixe cozer mais 15 minutos em lume brando. Retire e sirva decorado com as rodelas de chouriço.

5. Filetes de pescada no forno

filetes de pescada no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Aqueça o forno a 180 graus. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os. Disponha os filetes numa tigela, tempere com os dentes de alho, o sumo de limão, o vinho branco, sal e pimenta e deixe marinar durante 20 minutos.

2. Depois retire, disponha num tabuleiro, regue com o azeite e leve ao forno durante 10 minutos.

3. Leve ao lume uma panela com água e sal e coza os ovos durante 12 minutos depois de começar a ferver. Retire-os, deixe-os arrefecer e descasque.

4. Regue os filetes com o molho bechamel e leve novamente ao forno até ficar douradinho. Retire e sirva polvilhados com os ovos picados e a salsa.

Comentários