Clique nas setas

Prepare uma destas 10 receitas com atum 🙂

1. Tabuleiro de atum com requeijão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e corte as batatas em rodelas grossas. Coza-as em água temperada com sal, durante cerca de 10 a 15 minutos. Retire do lume e escorra-as. Descasque e pique a cebola e os alhos.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, a cebola e os alhos e deixe cozinhar, até a cebola ficar macia. Adicione os tomates picados, sem pele nem sementes, e tempere com os orégãos, sal e pimenta. Cozinhe, em lume brando, durante 10 minutos, e, depois, acrescente o atum escorrido e o requeijão, igualmente escorrido e esmagado. Junte a salsa picada e envolva.

3. Num tabuleiro de louça ou pirex, coloque as rodelas de batata, em camadas alternadas com a mistura de atum. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, durante 20 minutos. Retire, decore com mais salsa picada e azeitonas e sirva de seguida.

2. Bolinhas de atum

bolinhas de atum

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque, lave e pique bem a cebola. Leve-a ao lume num tacho com azeite. Deixe alourar e retire a cebola do lume.

2. Demolhe o pão em leite e deixe amolecer. Escorra bem com as mãos e adicione ao preparado anterior. Adicione um ovo, o atum escorrido, algumas gotas de limão, o sal, a pimenta e a salsa picada.

3. Mexa bem e acrescente os flocos de batata aos poucos, até conseguir moldar bem. Faça pequenas bolas com a pasta, passe-as por ovo batido e depois por pão ralado.

4. Leve uma frigideira ao lume com óleo e deixe aquecer. Frite as bolas e seque-as em papel absorvente. Sirva as bolinhas de atum quentes ou frias.

3. Salada de atum com feijão-frade

salada de atum com feijão frade

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Escolha as folhas de alface, enrole-as e corte-as em juliana. Limpe o pimento e corte-o em pedaços pequenos.

2. Descasque a cebola e corte-a em rodelas ou em meias-luas. Passe o feijão-frade por água e escorra-o. Lave os tomates e corte-os ao meio ou em quartos.

3. Coloque numa tigela a alface, o pimento, os tomates, o feijão, a salsa picada, a cebola e o atum escorrido. Tempere com o azeite, o sumo do limão, sal e pimenta. Mexa e retifique os temperos.

4. Decore a salada de atum com os ovos cortados em gomos e azeitonas pretas. Sirva de seguida.

4. Rissóis de atum

Rissóis de atum

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

PARA A MASSA

Instruções:

1. Escorra bem o atum e triture-o. Limpe o pimento e corte-o em cubos pequenos. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, a cebola e os alhos e deixe refogar. Acrescente o pimento e mexa.

2. Adicione depois o atum, a salsa picada, sal e pimenta e, por fim, junte as natas. Envolva bem, deixe fervilhar e retire do lume.

3. Prepare a massa: leve ao lume um tacho com o leite e igual quantidade de água. Acrescente um pouco de sal e a manteiga e, quando começar a ferver, deite a farinha de uma só vez. Mexa bem e retire do lume quando a massa começar a soltar-se do tacho. Transfira para a bancada enfarinhada e vá amassando conforme for arrefecendo. Forme uma bola e deixe descansar cerca de 5 minutos.

4. Estique a massa de forma a obter um retângulo. Distribua pela massa montinhos do recheio de atum, mais ou menos a meio. Dobre a massa, tapando o recheio, e corte com um cortador. Pressione ligeiramente as extremidades com os dedos, passe pelos ovos batidos e depois por pão ralado. Frite os rissóis em óleo quente até ganharem cor, retire e escorra sobre papel absorvente. Sirva-os quentes ou frios com salada de chicória e tomate-cereja.

5. Massa com atum fresco

Massa com atum fresco

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com água abundante, quando ferver adicione as ervilhas previamente lavadas e a massa tagliatelle, tempere com sal e deixe cozinhar durante 9 minutos. Depois escorra.

2. Corte o atum em cubos e tempere-os com sal. Leve ao lume uma frigideira com o azeite e, quando estiver bem quente, adicione o atum e os alhos previamente descascados e esmagados. Deixe cozinhar durante 3 minutos. Adicione depois o vinagre e um pouco de salsa ou coentros picados e retire do lume.

3. Escorra a massa e as ervilhas, coloque-as num prato, espalhe por cima o atum e sirva com folhas de manjericão.

6. Bolonhesa de atum

bollonhesa de atum

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque a cenoura, a cebola e o alho e retire os filamentos do aipo. Pique tudo finamente e leve a refogar, num tacho com um fio de azeite.

2. Acrescente o atum escorrido e cozinhe por alguns minutos. Regue com o vinho branco, junte o tomate e tempere com sal e pimenta. Misture, tape e deixe cozinhar, em lume baixo, até apurar.

3. À parte, coza a massa em água abundante temperada com sal, de acordo com o tempo indicado na embalagem. Escorra, envolva com o molho de atum e sirva polvilhada com salsa picada.

 

7. Canelones de atum

Canelones de atum

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Escalde os canelones em água a ferver, temperada com sal, durante 3 minutos, e depois passe-os por água fria. Reserve.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, os alhos e a cebola, picados, e o alho-francês, cortado em meias-luas finas. Quando alourar, adicione o tomate escorrido e deixe apurar. Acrescente a curgete, previamente ralada (com ou sem casca), e mexa.

3. Retire metade do preparado anterior e reserve. Pouco depois, ao refogado que ficou no tacho, junte o atum escorrido e tempere com sal, pimenta e orégãos. Retire do lume, misture o queijo creme e retifique os temperos.

4. Unte uma travessa de forno (30×20 cm) com manteiga e espalhe metade do molho que reservou. Recheie os canelones com o preparado de atum e queijo, utilizando um saco de pasteleiro ou uma colher de sobremesa. Disponha-os na travessa e cubra com o restante molho. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, até gratinar.

 

8. Empadão de atum

Empadão de atum

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave as batatas, corte-as ao meio e coza-as com uma pitada de sal. Lave as beringelas, retire-lhe as extremidades e corte-a em tiras finas. Reserve.

2. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Abra o frasco de atum, escorra-o e desfaça-o. Aqueça o azeite, junte a cebola, os dentes de alho e a beringela e deixe cozinhar, em lume brando, até que tudo fique macio. Regue depois com 2 dl de água e deixe ferver.

3. Retire do lume, junte o atum, salsa picada a gosto e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Reserve.

4. Depois de cozidas, escorra as batatas, deixe-as amornar e retire-lhes a pele. Corte-as em pedaços e passe-os pelo passe-vite. Adicione depois o leite quente, tempere com noz-moscada e mexa bem.

5. Disponha o preparado de atum num pirex e, por cima, coloque o puré de batata. Alise, pincele com a gema e leve ao forno pré-aquecido a 200º c até que fique coradinho. Retire do forno e sirva com uma boa salada.

 

9. Salada de batata e atum

salada de batata e atum

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 15 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte as batatas em cubos e deite-as numa saladeira. Junte o atum, previamente escorrido, azeitonas a gosto e a cenoura ralada.

2. Descasque e pique finamente a cebola e os alhos e adicione-os ao preparado anterior.

3. Bata o azeite com o sumo de limão, uma pitada de sal, piripíri e o açafrão. Deite sobre a salada, misture bem e sirva, polvilhada com coentros picados.

 

10. Tarte coberta de atum com vegetais

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 6 porções

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare a massa: corte o creme vegetal em cubos. Coloque as farinhas numa taça, misture-as, forme um buraco no meio e aí coloque os cubos de creme vegetal e o sal. Amasse os ingredientes, esfregando-os entre as mãos até obter uma areia tosca. Adicione a água fria e volte a amassar bem. Molde a massa em bola, tape com película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos.

2. Prepare o recheio: retire o pé aos tomates e corte-os aos cubos. Salteie o alho e a cebola finamente picados no azeite, junte o tomate, o creme e o molho de soja, pimenta e molho de tabasco a gosto e a farinha maisena previamente diluída no vinho branco. Tape e deixe cozinhar em lume brando durante 15 minutos. No final, triture com a varinha mágica, adicione o sumo e raspa de limão e o atum e envolva bem. Reserve.

3. Ligue o forno a 180º c. Unte uma tarteira de fundo falso com azeite. Estenda a massa sobre a mesa polvilhada com farinha e forre com ela a tarteira. Recheie com o preparado de atum e corte os excedentes de massa. Volte a estendê-los, corte-os em tiras e disponha-as sobre o recheio em forma de xadrez.

4. Bata o ovo, dilua-o num pouco de água e pincele a superfície da massa. Leve ao forno durante 45 a 55 minutos. Retire e sirva cortado em fatias.

Comentários